Um Clássico à Frente do seu Tempo?

Uma review de Speed Racer (2008)

Resumindo 

Uma mentirada gostosa do começo ao fim, no melhor estilo de anime live action 

Expandindo (com spoilers)

Lembro de ter assistido ao filme nos cinemas e apesar de não ter muita noção de como funcionava a indústria, (acredito que ainda não sei muito) na época eu já tinha adora essa obra maluca, mas tenho certeza que meus pais devem ter odiado. Enfim decidi reassistir a essa pérola com o meu magnânimo primo (provavelmente o fã número 1 do Corredor X). 

Na história acompanhamos a ascensão do piloto de corrida Speed Racer (Emile Hirsch) [sim esse é o nome dele] e sua família que ama corrida, mas possui um trauma, tudo isso num mundo parecido com o nosso, mas um tanto quanto diferente, porém loucamente obcecado por corridas.

Na época em que eu vi o filme pela primeira vez eu não sabia que era uma adaptação do anime de mesmo nome, não assisti o original, mas depois pelo menos eu entendi de onde veio essa vibe no mínimo peculiar.

Acho muito legal que já na primeira corrida somos apresentados a história, motivações e objetivos do protagonista de maneira frenética, mas sem nenhuma dúvida, logo de cara já entendemos ele e já estamos torcendo pelo cara. 

Também não conhecia as irmãs Wachowski e muito menos sabia o que era Matrix, mas preciso elogiar a direção delas que adapta com sucesso a direção dos animes clássicos (com direitos a muito zoom e coreografias fora do comum) e ao mesmo tempo em que é frenética basicamente o tempo todo, consegue contar uma boa história sem problemas.

Não tem muito pra falar sobre o Speed e sua família, eles funcionam muito bem para o que a obra atribui a eles: Temos o protagonista, o paizão, a mãe, o interesse amoroso, o corredor misterioso, o mecânico, irmão mais novo, os vilões caricatos e o mais importante: O MACACO! Eles não são super aprofundados, mas pelo menos eles não são uma tábua rasa, talvez uma caricatura ao pé da letra, mas são um pouco característicos, logo no mínimo marcantes.

Precisamos falar dos efeitos (ou defeitos) especiais e filtros do filme que o deixaram automaticamente datados/ artísticos? Num primeiro momento a gente estranha em ver uma realidade tão colorida e com uma física difenciada, mas se vc abraça a breguice a breguice te abraça e te conquista.

As corridas do filme são extremamente divertidas, provavelmente é impossível ver um carro fazendo tanta acrobacia, mas essa é a graça, se for pra fugir da realidade, pise no acelerador até o final, pois isso proporciona cenas únicas.

No geral é um filme afrente do seu tempo ou extremamente ultrapassado, eu fico com a primeira opção, talvez por uma memória afetiva, mas mesmo agora eu consigo ressaltar suas qualidades e clichês da maneira mais positiva possível. 

Frases que merecem destaque

  • “O que você faz é a arte, Speed”
  • “Não importa o que você muda nas corridas, mas o que elas mudam em você” (essa aqui é cinema) 

Destaques Extras 

  • OLHA O MACACO
  • Acho que eu vi uma Wandinha
  • Acho que vi um Jack de Lost 
  • Muito legal que a gente é apresentado a tudo que o carro pode fazer, sem surpresas ou mistérios 
  • Mesmo assim temos um Deus ex machina do final? Kkkk

Nota: 10

Filme atualmente disponível na MAX

Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *