Um Cult Brilhante?

Uma review de O Iluminado (1980)

Resumindo 

Um clássico foda para o cinema, porém um tanto quanto meio lento 

Expandindo (Com Spoilers)

Já havia assistido ao filme antes, mas acabei não curtindo tanto, apesar de saber que é um clássico, porém com a Semana do Terror 2024 (sim eu demorei para escrever esse texto) eu aproveitei a oportunidade para rever ele nas telonas com o Incrível Piologo, o Mago André e o Arthur AKA Tuga. 

Na história, Jack Torrence (Jack Nicholson), um ex-professor e atual “escritor” pega um trampo junto com a sua família para cuidar do Hotel Overlook, que vai estar desativado durante o inverno, o que por si só já seria uma prova de isolamento familiar acaba sendo bem pior devido à presença do sobrenatural. 

É muito louco como o Hotel é um personagem presente da história, ele cai no velho clichê preconceituoso de “construído em cima de um cemitério indígena = amaldiçoado”, porém o sobrenatural dele apesar de singelo da um medinho. Também é muito legal o sentimento de claustrofobia que o hotel consegue transmitir em planos abertos.

Apesar de ser considerado uma adaptação ruim do livro homônimo do Stephen King (e desgostada pelo mesmo), o filme é um ícone do cinema e até os dias de hoje é perceptível que o desprovido de graça Stanley Kubrick podia ser uma pessoa ruim, mas era um excelente diretor.

Também é necessário exaltar a trilha sonora dessa bagaça, caramba além de fenomenal ela trás um ar sinistro apenas com algumas notas musicais que serve praticamente como um gatilho de “pode ficar incomodando agora e não grita.” 

Não posso opinar muito sobre o Livro X Filme, mas pelo pouco que eu ouvi falar e pesquisei, no livro acontecem outras coisas bem diferentes e vc acaba gostando mais do protagonista pq ele mostra ser uma pessoa arrependida pelo alcoolismo que acaba voltando a ser ruim devido o sobrenatural, já no filme… Se já não gosta muito do protagonista (provavelmente devido a cara de maluco do ator não ajuda), mas no próprio roteiro ele é uma pessoa ruim, e como esse livro espelha um relato pessoal do Stephen King contra o alcoolismo, obviamente que ele não curtiu. 

Acredito que o ponto ruim do filme é que para os padrões atuais de narrativas (o que eu estou acostumado), ele é muito lento… Parece que ele se estende mais do que deveria para contar o que está acontecendo é isso torna ele um pouco maçante ou contemplativo até demais.

Afinal, que que aconteceu no filme inteiro? O que é “o iluminado”? Basicamente (pelo que eu pesquisei e entendi), o iluminado é um ser ou objeto que consegue interagir com o sobrenatural, seja o hotel que consegue influenciar os hóspedes já meio tendenciosos para o caos ou o Hallorann e o Danny que conseguem ver e falar com/ através do sobrenatural.

Por isso Jack e o Danny viam cenas relacionadas ao sobrenatural, o menino pq já tinha uma forte conexão com o sobrenatural, o pai pq estava sob influência do hotel, e a mãe quando passou uma situação de estresse absurda com seu marido tentando matá-la.

Algumas teorias de quem libertou o Jack perto do final, pode ter sido o próprio fantasma do zelador (provavelmente isso) ou o menino Sob influência do Tony, nessa teoria ele sabia que o pai poderia sobreviver ao inverno trancado na dispensa e voltar para assombrar à família, então Tony assumiu o controle para que as chances do Jack morrer fossem maiores. 

Mas afinal? Pq que Jack estava numa foto de 1921? O hotel absorveu ele ou o fez viajar no tempo? Eu prefiro acreditar que o hotel ficou com a sua alma, junto com outras que ele já tem e que assim, Jack “sempre” foi e sempre será o zelador do hotel em futuras reencarnações, logo prefiro acreditar que foi apenas uma forma de demonstrar isso visualmente.

No geral o filme de fato é um clássico do cinema que exibe muitas qualidades em várias áreas da sétima arte, porém pra mim o ritmo da narrativa pesa um pouco (imagina 2001: Uma Odisseia no Espaço, 1968), mas ainda é um filme incrível que merece todo reconhecimento que tem. 

Frases que Merecem Destaque 

  • “Here is Johnny!!”

Comentários Extras & Curiosidades 

  • Não é louco pensar que todos os planos aéreos foram filmados com um helicóptero e hoje dá pra fazer isso com um drone??
  • O filme tem no mínimo umas 4 cenas que marcaram o cinema e a história 
  • No livro a família Torence tem um fusca vermelho, no filme é um amarelo, porém o Kubrick fez questão de colocar um fusca vermelho num acidente, seria isso uma alfinetada? 
  • Jack Nicholson teve experiência com bombeiros e como ele destruía as portas de encenação, tiveram que usar algumas de verdade, o que culminou no seu improviso que entrou para a história
  • Chamaram um Danny e um Jack para interpretar um Danny e um Jack, kkkk
  • Vale dizer que na época de lançamento o filme foi odiado pela crítica e só depois ganhou um status cult
  • Realmente da muita dó da Shelley Duvall pq ela sofreu na frente e atrás das câmeras, pois o Kubrick queria “extrair o máximo da sua performance”
  • Será que Doutor Sono (2019) é uma continuação legal?

Nota: 8,0

Filme atualmente disponível na MAX

Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *