Como Não Olhar para o Espetáculo?

Uma review de Nope (2022)

Resumindo 

No raso, um western alienígena inÇano, no fundo, uma baita crítica à indústria cinematográfica 

Expandindo (Com Spoilers)

Já havia assistido ao filme nos cinemas e gostei muito, decidi reassistir com a minha maravilhosa mamãe e mesmo já sabendo da história e de alguns significados, mergulhei novamente em explicações sobre o filme e definitivamente gostei ainda mais dele como um todo. 

Na história um irmão e uma irmã que cuidam do negócio do pai falecido veem uma oportunidade de lucrar conseguindo uma foto ou filmagem de um OVNI que assola sua fazenda, porém isso se torna uma luta mortal pela sobrevivência. 

Lembro que na época de divulgação do primeiro pôster que não dizia nada com nada (um cavalo e uma nuvem com uma pipa) eu já estava muito animado e com certeza esse ânimo foi recompensado.

Todo o filme do Jordan Peele faz uma crítica à sociedade americana, mas esse aqui conseguiu fazer isso se disfarçando muito bem de blockbuster, trazendo uma trama de invasão alienígena no oeste moderno na superfície e no fundo, fazendo uma crítica a indústria cinematográfica de Hollywood que literalmente engole as pessoas e vomita o que não serve mais.

Gostei muito dos personagens, o OJ (Daniel Kaluuya) é o típico introvertido que pensa mais do que fala e ganha ainda mais força com as suas ações. A Emerald (Keke Palmer) é a irmã maluca extrovertida que não quer saber muito dos negócios da família, mas está lá pra ajudar. O Angel (Brandon Perea) representa aqueles aficcionados em teorias da conspiração muito bem. Destaque para o diretor de cinema (Michael Wincott) que faz um filme pra indústria e outro pra ele (assim como muitos outros).

Preciso dedicar um parágrafo inteiro ao Jupe (Steven Yeun) que sofreu um trauma absurdo com um chimpanzé e ele mesmo explora isso, monetizando o que foi algo verdadeiramente horrível. Ele acredita que foi o escolhido, quando na verdade ele só sobreviveu pq não olhou diretamente no olho do animal. E o sapato que ficou naquela posição impossível? Acredito que pode ser entendido como um milagre ruim dada a situação.

Acho muito legal um conceito que o próprio diretor usou para explicar a ideia do seu filme, que diz que quando acontece algum acidente na pista, todo mundo acaba reduzindo a velocidade para ver o que aconteceu pq todo mundo quer olhar para o espetáculo, mesmo que ele seja ruim.  

O mostro é algo único, a princípio a gente acredita que o Jean Jacket é de fato um OVNI (Objeto Voador Não Identificado), e até é, mas ele vai além se mostrando uma criatura aterradora que por si só já é um espetáculo que clama para ser visto, porém no ato final ele se abre como um pavão abre suas penas para intimidar e chamar a atenção, algo que particularmente eu achei incrível.

No geral é um filmaço em todos os sentidos, mas quando vc explora ainda mais as suas temáticas e signos visuais, ele cresce ainda mais!! E como eu já curto o sub-gênero alienígena, basicamente juntou o útil ao agradável, não tenho mais o que dizer além de que, no momento esse é meu filme favorito do Jordan Peele e estou no aguardo do próximo. 

Frases que Merecem Destaque 

  • “Nope.” 

Comentários Extras & Curiosidades 

  • Realmente a primeira sequência de fotos (“vídeo”) é de um homem negro montado a cavalo, “Horses. Gallop; thoroughbred bay mare (Annie G) with male rider”, datada de 1872-1875
  • Ainda tentando entender o título traduzido para “Não! Não Olhe!” Pq ele entrega muito da história e parece que está surfando no hype de Não Olhe Pra Cima (2021)
  • O que esse filme foi esnobado no Oscar 2023 é brincadeira, qué isso academia, seis não gostam quando crítica a indústria de vcs?
  • Esse filme tem no mínimo umas 3 cenas icônicas 
  • O caso da atriz atacada pelo chimpanzé faz referência ao caso da Charla Nash, que inclusive foi na Oprah Winfrey
  • Foi feita uma abertura para a sitcom Gordy’s Home, bem bizarra diga-se de passagem (Link
  • Tem gente que fala que NOPE pode ser: Not Of Planet Earth (Não é do Planeta Terra)
  • O estrato digestivo do Alien lembra uma câmera fotográfica 
  • Perto do final a criatura lembra alguns anjos de Neon Gênesis Evangelion (1996)
  • Mais uma referência a Akira (1988), obrigado 

Nota: 10

Filme atualmente disponível na Netflix 

Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *