Resumindo
Mó climinha top que te leva pra depressão do mesmo jeito que te deixa feliz
Expandindo (com spoilers)
Já tinha ouvido falar de Look Back, mas não imaginava ver no cinema, porém meu amigo Duvidoso veio com a ideia e eu, o Marcon BAKA e o Catatau Senpai acatamos a ideia e nos direcionamos para a única sessão/ cinema que estava passando chegamos em cima da hora como de costume, mas foi daora.
Na história acompanhamos a amizade/ rivalidade de Fujino e Kyomoto desde o ensino médio até a vida adulta em quanto elas tentam fazer seu nome na indústria dos mangás.
É muito legal ver a perspectiva de um mangaka sobre a indústria pq grande parte do que a gente vê na tela o próprio Tatsuki Fujimoto (autor dessa obra e de Chainsaw Man) viveu na pele com seus projetos, desde a ideia, o lançamento, o sucesso, a produção do anime é assim por diante, não sei muito da história dele, mas pelo que eu pesquisei, ninguém morreu por treta devido “direitos autorais”.
A história é fofa, divertida e linda, mas caraca precisa terminar com um soco no meu psicológico? Eu particularmente acredito que não, mas tudo bem, as vezes temos que sofrer mesmo e é a vida.
Acredito que de alguma forma ou outra que esse projeto reacende a velha discussão de talento X esforço, só que aqui as duas são esforçadas, porém Kyomoto tem mais habilidade do que Fujino, talvez pq ela treinou mais, já que não ia para a escola.
O final realmente me deixou triste, tipo eu esperava que fosse dar errado, mas fazer referência a um maluco que realmente matou pessoas com uma picareta no Japão talvez tenha sido meio bad vibe demais… Enfim, curti mais a realidade imaginária onde da tudo certo e a Kyomoto sobrevive, pena que a realidade não é essa.
No geral é um ótimo anime meio introspectivo, muito bem feito e que conta uma história feliz e extremamente triste ao mesmo tempo que fala um pouco sobre o bom e ruim da indústria, mostra que as vezes, querendo ou não temos que seguir em frente.
Destaques Extras
- Adorei as referências implícita e explícitas de grandes obras da indústria (com destaque para Chainsaw Man, digo Shark Kick)
- Meio Ponte para Terabítia (2007) das ideia, só que por incrível que pareça (ou pelo que eu me lembre) tem um final mais de superação por assim dizer
Nota: 8,0
Média-metragem de anime atualmente indisponível
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!