Resumindo
Realmente não é bom, mas no mínimo podiam ter visto se o Joaquin Phoenix sabe cantar antes de propor um musical…
Expandindo (com spoilers)
Apesar das críticas extremamente negativas eu fugi dos spoilers e fui ver pessoalmente se o filme era tão ruim quando diziam. Acabei indo ver com uma galera num rolê aleatório, dentre eles: A lenda Felipolas, a Diva Bruna, o incrível Piologo, o Mago André, a tortugofila Babi e a Sofia, vulgo fã número 1 do DJ NopcSize. Onde todo mundo entrou derrotado e saiu pior…
Na história acompanhamos o julgamento de Arthur Fleck/ Coringa (Joaquin Phoenix) ao mesmo tempo em que ele conhece e tem um delírio compartilhado com a Harleen Quinzel/ Alerquina (Lady Gaga).
Acredito que um dos maiores problemas do filme seja justamente o roteiro, pô julgamento do Coringa em pleno 2024? Que ideia foi essa? A gente acompanhou os crimes pela perspectiva dele antes, a gente sabe que ele é culpado e não se arrepende.
As expectativas pra o filme já estavam baixas, mas o pior é que quando anunciaram o filme eu fiquei tipo “pô, pra que??”, daí falaram que ia ser um musical e eu admito que fiquei meio “tá… isso pode ser interessante, pelo menos não estão fazendo o mesmo filme 2”, mas a coisa conseguiu ser pior, não sei parece que a história só é chata, ele tenta tanto subverter e desconstruir o coringa 1 que fica só ruim.
Joaquin Phoenix ainda consegue entregar um maluco beleza que ri de tristeza/ nervoso pq não consegue se controlar, mas pra mim o cara não sabe cantar, ou vai ver toda a cantoria do filme é ofuscada pela voz da Lady Gaga, que tbm entrega bem, mas parece que ela está fazendo ela mesma, então como um pilar foi prejudicado, ocorre um efeito dominó que afeta todo o resto.
A música é parte essencial desse filme, mas realmente chega uma hora que enche tanto o saco que até o protagonista fala pra parar de cantar e começar a falar. A maioria das músicas é divertidinha, mas a mais marcante (pelo menos pra mim) foi a “The Joker”, tirando isso o resto infelizmente é esquecível.
Um ponto a se elogiar do filme definitivamente é a fotografia e as referências a filmes clássicos (que eu não vi), mas tudo isso já estava presente no primeiro, então só ajuda a reforçar a ideia de “pra que??” Por dinheiro? Com certeza sim, Coringa (2019) passou do Bilhão, mas apostaram tanto na visão criativa do diretor Todd Phillips que em nenhum momento imaginavam que ele podia errar, e errou, errou feio, errou rude.
Algo que está me incomodando a um tempo em relação a musicais é que eles tem medo de se vender como um musical, como se eles fizessem de tudo para esconder que são um musical, aí chega na hora e o grande público fica P da vida por ninguém ter avisado, enquanto isso algumas obras que anunciaram explicitamente que são musicais atraíram o público certo e conseguiram se pagar e até lucrar, algo que definitivamente não vai acontecer com Coringa 2
Sobre o final, admito que achei legal o aceno para o Coringa do Heath Ledger e a ideia do “mito” do coringa, mas tipo sei lá, meio que já estava cheio do filme é a morte do Arthur Fleck parece que só aconteceu pra terminar de fechar o caixão de decepção.
Também acredito que grande parte da minha frustração por esse filme seja o potencial desperdiçado de explorar a psique da Arlequina, uma das melhores histórias que eu já li chama Harleen (2020), do selo Black Label, que conta como a psiquiatra conheceu e se apaixonou pelo palhaço do crime, algo que aqui ficou só na superfície.
No geral é um filme ruim, só isso mesmo, várias ideias interessantes e um excelente design de produção, mas o filme tentou tanto ser um anti-coringa que conseguiu, principalmente em relação à qualidade narrativa.
Frases que merecem destaque
- “Eu só me meto em Bad Romances”
- “Eu estou grávida”
- “Não, pare de cantar, começa a falar comigo!”
Destaques Extras
- Gostei da animaçãozinha do começo
- Que Harvey Dent bunda mole, em?
- O termo “semi-musical” não existe
- “O Coringa é no pelo FC!!” Piologo
- “EU NÃO AGUENTO MAIS!!” Felipolas
- Comeram o C# do Coringa?
- “Esse filme seria melhor se fosse tipo um Mama Mia.” Piologo
- “Como não tinha Taxi Driver 2 o diretor ficou perdido.” Twit aleatório
- Aparentemente não teremos Coringa 3: Ménage à Trois 🙁
- Definitivamente é engraçado andar num carro que cabem 5 pessoas em 7
Nota: 4,0
Filme atualmente disponível nos cinemas
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!