Resumindo
Uma ótima história sobrenatural que só foi ficando melhor com o tempo
*Tem 1 cena pós-créditos
Expandindo (com spoilers)
Já havia visto o filme outras vezes e curti, mas decidi ver novamente com literalmente my brother e mesmo sabendo do rumo da história e estando super cansados a gente não conseguiu dormir e assistimos até o final (isso é extremamente incomum pro meu irmão).
Na história acompanhamos John Constantine (Keanu Reeves), um exorcista de demônios que apesar de não ser a melhor pessoa do mundo, luta diariamente contra o mal, mas não pelos motivos certos.
Constantine é um personagem muito bom, pq o cara é uma maria-fumaça constante, o que deu um câncer de brinde e lhe deixou com os dias contados, mas mesmo sabendo que seu lugar no inferno já está garantido pq quando era mais novo tentou se matar, um pecado imperdoável para a igreja católica, ele continua lutando contra as forças do mal (demônios), mas tem um problema: Ele luta por motivos egoístas.
Admito que não li os quadrinhos Hellblazer (Ainda), porém somente pela capa a gente já sabe que o Constantine não é nada parecido com o Keanu, tanto que o personagem foi inspirado no cantor Sting. Também temos a mudança regional, o filme se passa nos EUA e a história original na Inglaterra, porém parece que a essência ainda é mantida, mesmo que minimamente.
Agora um pouco sobre as atuações, o Keanu é maneiro, mas ainda um pouco travado. Chas (Shaia LeBeouf) é o parceiro em aprendizagem. Isabel (Rachel Weisz) tinha potencial para ser mais explorada, mas parece que vimos só o raso dela. Os amigos/ conhecidos do Constantine parece que vieram só pra morrer, triste, mas compreensível. O Papa Midnight (Djimon Hounsou) é legal, mas não dá pra ser 100% neutro parceiro.
Gosto muito do clima de mistério da obra, onde mesmo já sabendo mais ou menos o que acontece eu me diverti com o desenrolar da trama e algumas dicas do roteiro, que fazem referências muito legais ao sobrenatural. E até entendo o ponto do anjo Gabriel, mas realmente não tinha como dar certo. Também gosto de toda a discussão entre bem X mal, onde Deus e o Diabo fizeram uma “aposta” para não intervir somente influenciar os seres humanos.
Os efeitos especiais do filme ainda são muito bons! Claro que em alguns momentos (principalmente com os demônios) que a gente repara no CGI um pouco datado, mas pra mim não chega a ser incômodo. Adorei a representação do inferno que foi feito pensado como uma explosão constante de uma bomba atômica, muito daora e assustador.
Acredito que o ato final do filme seja um dos mais legais envolvendo o sobrenatural, onde todas as peças estão no tabuleiro e Constantine se sacrifica, mas ainda assim é salvo pelo próprio coisa ruim, que também acaba evitando o apocalipse, claro tudo isso numa estética absurda.
Apesar de vir muito antes do MCU e a febre das cenas pós-créditos, o filme possui uma onde vimos que Chas virou um anjo e está cuidando do Constantine? Enfim é daora para sabermos o que aconteceu com o personagem, mas não leva a lugar nenhum, ainda assim estaria mentindo se dissesse que não gostaria de uma continuação de Constantine, digo mais: Clamo por uma, mas se for pra ver o personagem mascando chiclete ao invés de fumar, fico meio misto em relação a isso (mesmo sabendo que ele aprendeu a lição).
No geral é um ótimo filme de possessão, com um mistério interessante e uma estética espetacular, mas aqui já dá pra reparar algumas travadas do Keanu na atuação e alguns pequenos erros de continuidade que pra mim não afetam tanto, então o saldo é extremamente positivo!
Frases que merecem destaque
- “Não fale bem de mim, irá estragar minha reputação.”
- “Eu não acredito no Diabo… Mas Ele acredita em você.”
- “O Segredo está nos pequenos detalhes…”
- “Os meus pais eram normais. Fizeram o que quaisquer pais fariam. Só pioraram as coisas.”
- “Os que nos influenciam para o mal, como os que nos influenciam para o bem, vivem entre nós. Eles chamam a isso o Equilíbrio.”
- “Tudo o que fez só fez por você.”
- “Você não quer saber o que está lá fora, acredite em mim.”
Destaques Extras
- O Constantine indo pro céu enquanto mostra o dedo do meio pro Diabo em pessoa é muito bom kkkk
- O filme tem ao menos 2 cenas que marcaram o cinema
- Tilda Swinton de anjo Gabriel ficou show
- Aquele bar tem uma vibe
- Senti falta de um romance
- O filme (juntamente com outros) foi referenciado na OP1 do anime Chainsawman
- Será que teremos Constantine 2??
Nota: 9,0
Filme atualmente disponível na MAX
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!