Resumindo
Uma animação deslumbrante que explora muito bem várias narrativas no universo de LOL
Expandindo (com spoilers)
Desde que anunciaram Arcane eu fiquei tipo “uma adaptação de League Of Legends??” Na forma mais negativa possível, porém depois do primeiro trailer eu fiquei “cara, isso tem muito potencial” e não deu outra, eu simplesmente adorei cada segundo dessa obra de arte, mesmo sem ter jogado o material fonte (e que continue assim).
Na história acompanhamos o desenvolvimento de alguns futuros bonecos do jogo, porém com um foco maior nas irmãs Vi e Powder (Jinx) e como a história delas foi impactada por situações ruins e como elas impactaram a cidade de Piltover. Vale dizer que também acompanhamos o Jayse e Viktor criando a tecnologia Hex, que possibilita controlar a magia através da ciência.
Em primeiro lugar não é necessário exaltar essa animação que faz cada frame parecer um wallpapper mais bonito do que o anterior, mas eu vou tentar, ESSA ANIMAÇÃO É DESLUMBRANTE EM TODOS OS QUESITOS!! Principalmente nos técnicos, de verdade a produção fez história nessa brincadeira steampunk.
Por falar em steampunk, o que foi essa representação de Piltolver e da subferia?? Cada objeto e cenário inspirado em arte Déco e fumaça um mais incrível que o outro, simplesmente adorei essa fantasia divertidíssima e impressionante, onde engrenagens e vapor reinam em meio a magia.
Destaque também para a trilha sonora, desde a abertura da série aos momentos mais videoclipe e principalmente quando ela só fica de fundo é fenomenal, não tem música ruim, na moral que absurdo.
Outro ponto crucial é o roteiro de Arcane, na minha opinião eles conseguem desenvolver bem até os personagens terciários dessa história. Agora em relação aos principais:
- A Powder/ Jinx tem uma história trágica incrível, parece que de verdade ela é a personificação de azar, se ferrando e ferrando todo mundo a sua volta em quanto tenta ajudar, da dó, mas fé nas maluca.
- A Vi é uma demonstração de força pura, mas que tem um lado fofo e apesar dos pesares, segue seguindo.
- O Vander é o pai do ano, não tem jeito, o cara cuida das filhas e do bar como ninguém, mais pra frente volta de um jeito bem peculiar e animalesco, mas proporcionou um reencontro muito bonito
- A Caitlyn é alguém que ainda vê bondade no mundo, mas na 2a temporada deu uma bela voltada para o militarismo fácil fácil, porém pagou o olho da cara por isso.
- O Jayce é literalmente o rosto do amanhã, o cara teve a ideia de usar magia através da tecnologia e com a ajudar de grandes mentes conseguiu, mas também sabe cair na porrada e perto do final deu uma piradinha show, mas é compreensível.
- O Viktor foi pra um lado mais transhumanista das ideias e mesmo que sem querer acabou atingindo um resultado legal pra ele e ficou com uma pequena síndrome de messias salvador, porém graças ao plano de contenção dele mesmo, deu tudo certo.
- O Heimerdinger é um gênio fofo sem percepção de tempo, mas que procura fazer o possível para ajudar as pessoas e a sociedade
- O Silco é simplesmente incrível, provavelmente um dos melhores vilões que a gente já viu e vai ver em anos, se entende o cara apesar dos pesares, mas no final ele termina do mesmo jeito que o Vander, pai solteiro e morto
- A Ambessa e a Mel são personagens com uma relação complicada, mas que tem seus momentos, porém o grande destaque fica pra matriarca das armas
- Só senti que conhecemos mais o Ekko no episódio focado nele, mas caramba, foi de fato maravilhoso
- O Singed tem pouco desenvolvimento, mas ainda assim ele foi extremamente importante para as engrenagens da história e parece que foi o único que saiu ganhando nessa história toda.
Pra mim Arcane é a melhor adaptação de videogame. E provavelmente a melhor animação da década, quiçá do século? Acho interessante escolherem acabar em duas temporadas, normalmente a ganância dos executivos estenderia isso por umas 5 temporadas no mínimo, mas é bom saber que os realizadores sabiam onde queriam parar com essa história, porém o tanto de spinoff que deve ter sido prometido é brincadeira (3 já estão confirmados), só espero que não aconteça o mesmo que aconteceu com The Witcher dona Netflix.
No geral é isso, não consigo reclamar de nada sobre Arcane, mesmo que o finalzinho tenha sido um pouco corrido e até confuso pra quem não reassistiu a 1a temporada (não é o meu caso), simplesmente TUDO foi incrível do começo ao fim, definitivamente vamos ver mais desse universo fantástico nas telinhas, mas Arcane ganhou um espaço especial nas minhas obras de cabeceira e eu tenho certeza que vou rever essa história mais vezes assim como faço com Avatar: A Lenda e Aang (2005).
Frases que merecem destaque
- “Tudo que a Riot faz sobre LOL é bom, menos LOL.” Tuga
- “Se você está pensando em jogar LOL por causa de Arcane, pare, não vale a pena.” Não lembro quem, num podcast do Newronio
- “Como alguém pode ter tanta coisa?” “Simples, é só nascer com sorte.”
- “Todos nós temos dias ruins. Mas aprendemos e ficamos juntos.”
- “Vou te dar um conselho. Não ameace o cara que serve as bebidas.”
- “Você morreria pela causa, mas não lutaria por ela??”
- “Todo mundo comete erros. O importante é não repetirmos os erros.”
- “Precisamos mostrar provas, não promessas.”
- “Por que a paz é muitas vezes a justificativa para a violência?”
- “Quando as pessoas te admiram, você não pode ser egoísta.”
- “Sabe, uma coisa que aprendi como barman: Por melhor que seja servir a bebida de todos, é preciso encher seu próprio copo de vez em quando.”
- “Às vezes, dar um salto pra frente significa deixar algumas coisas para trás.”
- “Não lamentamos a morte de um guerreiro. Nós a vingamos.”
Destaques Extras
- PQP que opening!
- Caitlyn e Vi melhor casal
- A “braço direito” do Silco é braba demais também
- Joyce e Viktor é a definição de broderagem
- Provavelmente faltou aprofundar mais sobre a Rosa Negra, mas o pouco que eu vi, curti
- Isha foi de base da forma mais épica possível
- Não sabia que eu precisava do casal Powder e Ekko, caramba que incrível
- A Powder da Terra 2 tinha tudo pra arruinar o psicológico do Ekko, mas ainda bem que ele só pegou a parte boa
- Jaysen comeu o pão que o diabo amassou
- Heimerdinger, Jinx e Warwick foram de base mesmo?
- Adorei que o mago do começo da história do Jaysen era o Viktor, que só podia contar com o amigo para parar ele mesmo, ótimo ciclo.
Nota: 10
Série de animação atualmente disponível na Netflix
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!