A Dor Realmente é Necessária? 

Uma review de Abraço de Mãe (2024)

Resumindo 

Provavelmente uma das melhores histórias brasileiras de terror cósmico 

Expandindo (com spoilers)

Só ouvi falar desse filme pq minha bolha de gente que vê filme estranho começou a falar bem, então precisava ir atrás. Felizmente (pra mim) e infelizmente (pra ela) eu acabei vendo esse filme com a minha maravilhosa mamãe que perdeu uns 10 mim de filme, mas não foi por falta de aviso! Falei que era um filme de terror brasileiro, mesmo assim ela viu até o final e não gostou, já pra mim o saldo foi positivo. 

Na história acompanhamos a traumatizada bombeira Ana (Marjore Estiano) atendendo a um chamado no meio de uma das maiores chuvas do Rio de Janeiro (que realmente aconteceu), chegando no local ela e sua equipe começam a se deparar com situações bizarras envolvendo uma seita que venera uma criatura (provavelmente) cósmica. 

Primeiramente eu preciso deixar claro que eu sou fã desse clima fortemente influenciado pelas histórias do H.P. Lovecraft (apesar do cara ser um racista desgramado e perturbado), então ver um filme brasileiro usando dessas influências já me deixa empolgado, temos o asilo afastado, a chuva torrencial, a seita macabra, as criaturas estranhas e claro o terror cósmico.

Tudo isso num contexto brasileiro torna as coisas ainda mais interessante, desde a atração da boneca gigante até as chuvas de 1996 acabam colaborando para uma atmosfera incomum, mas familiar por ser no Brasil.

Sobre a mãe da protagonista, obviamente ela tem uns problemas pq quando ela era mais nova a mãe tentou ir de auto-americanas e levar a filha junto, desde o exagero de remédios até tentar botar fogo no apartamento em quanto abraçava a menina, só que ambas sobreviveram e o trauma veio à tona com o adesivo de polvo. 

Acredito que grande parte e interpretação da obra venha justamente da questão de a protagonista não ter superado a situação bizarra que a mãe dela faz ela passar e por isso não conseguia seguir em frente, porém a criatura cósmica trazia a possibilidade de esquecer isso é te deixar num estado quase que original de quando vc estava no ventre da sua mãe, ou seja um conforto constante, pois seguir em frente dói, porém é necessário.

Apesar dos louros o filme tem alguns pontos de derrapagem, não sei se é a história que em um momento acaba ficando meio maçante, tipo a ideia e a produção foram show! (Lembre-se é um filme brasileiro!), mas de fato a história talvez tenha se perdido um pouco, porém a mensagem ainda é passada.

No geral eu gostei do filme, mas mais por causa da temática do que do projeto em si, então tem que ter muito cuidado pra quem vc vai recomendar, minha mãe por exemplo não gostou de nada, eu curti muito pela bizarrice Lovecraftiana.

Destaques Extras 

  • João Carpinteiro 落
  • Gostei da ideia do “traidor”
  • Talvez o verdadeiro terror seja os lixos com cara de palhaço e a atração da boneca gigante que constantemente aparecem ao longo do filme 

Nota: 7,0 

Filme atualmente disponível na Netflix 

Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *