Resumindo
Não conhecia a história, mas não é que é legal mesmo? (As músicas são show!)
Expandindo
Já tinha ouvido falar sobre a peça quando por uma questão técnica não podia ser indicado ao Oscar, mas depois de ver um vídeo no Tik Tok com 1 música específica e perguntar para Fã Nº de Musicais (Bruna Pimenta) se realmente valia a pena, eu fui atrás de finalmente assistir e eu entendi o porquê de tanta comoção, o negócio é bom mesmo e se fosse indicado ia começar a aparecer um monte de peças de teatro (provavelmente inferiores) gravadas nas premiações.
Primeiramente, o Lin-Manuel Miranda merece todos os elogios, o cara realmente é uma força da natureza (sei que ele tem toda uma equipe de músicos, atores e especialistas, mas ele que está na frente e a ideia foi dele, além disso o psicopata amoroso escreveu todas as músicas!), de verdade o cara é foda patroa.
A história é uma reimaginação da independência dos Estados Unidos pela perspectiva do Alexander Hamilton (o primeiro secretário de tesouro dos Estados Unidos) através do RAP e hip-hop, o que torna tudo sensacional.
Esse projeto é sem precedentes na história, um musical de teatro foda que foi ganhando mais popularidade a cada apresentação e que não foi só gravado, mas dirigido por Thomas Kail para poder ganhar um formato fora do padrão (as gravações foram feitas com plateias diferentes e nos ensaios, por isso que as vezes a câmera literalmente invade o palco.
De fato acredito que pra quem gosta de música ou musical, esse projeto é um espetáculo particular, claro que não é a mesma coisa do que ver a peça ao vivo, mas ainda assim impressiona.
Cada música é única e mesmo fazendo referência as anteriores uma vez ou outra, elas sempre parecem o ápice de ritmo & poesia. Uma mescla quase perfeita onde as músicas “menos melhores” ainda são muito boas! (Demorei um tempo pra tentar fechar um top 10 e ainda não consegui).
Toda essa reimaginação é simplesmente incrível, cada letra consegue contar uma história muito boa com o poder único das palavras e claro co ritmo! Com certeza se fosse uma história normal não teria nem 1 décimo do alcance que teve.
O protagonista que dá nome a peça provavelmente seria uma pessoa bem difícil de conviver, pq ele normalmente é o mais esperto na sala e sabe disso, o que o torna inteligente, mas muito arrogante.
Outro personagem interessante é o Aaron Burr (Sir.) que literalmente começa como inspiração e amigo, mas termina atirando no Hamilton e basicamente se tornando o antagonista da história.
O assunto principal dessa história pode ser resumido em uma palavra: Legado, Hamilton veio de um contexto de extrema pobreza e através das palavras pode fazer a constituição dos Estados Unidos (foda), mas no final quem contou a história dele? Será que valeu a pena tudo isso para criar uma nação e ser lembrado na nota de 10 Dólares?
Depois de pesquisar um pouco eu lembrei o porque de eu não ter assistido ao filme quando ele chegou no Disney+, pq os desprovidos de graça não quiseram nem legendar a peça em português por motivos de “foi uma opção artística e o filme não terá legendas/dublagem.” Logo me recusei a assistir na época como forma de protesto mesmo, mas que bom que eles legendaram com o tempo.
No geral é um excelente espetáculo que só cresce cada vez que eu penso nele ou escuto alguma música, de fato a experiência não tem como ser a mesma do que ver a peça ao vivo, mas ainda assim foi um show!
Nota: 10
Top 15 músicas
*(não consegui fazer um top 10, “eu tentei!” e a ordem pode vir a mudar)
– Non-stop
– Wait For It
– My Shot
– Satisfied
– Dear Theodosia
– The Schuyler Sisters
– Hurricane
– The World Was Wide Enough
– Yorktown (The World Turned Upside Down)
– The Room Where It Happens
– Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story
– Helpless
– History Has It Eyes On You
– You’ll Be Back
– Guns And Ships
Algumas frases que merecem destaque
“I’m not gonna throw away my shot!”
“Talk less… Smiiile mooore.”
“Oceans rise, empires fall…”
“Dying is easy young man, living is harder”
“Look around, look around and how Lucky we are to be alive right know.”
“That would be enough”
“Immigrants… We get the job done.”
“Hamilton wrote the other 51!!!”
“History has its eyes on you.”
“We both know what we know.”
“In the eye of a hurricane there is quiet.”
“He doesn’t get enough credit for all the credit he gave us.”
Detalhes extras
*Toda vez que eu vou ler “Hamilton” eu leio “Rámilton”
*O momento rewind foi foda
*É engraçado/triste como as pessoas literalmente entravam num duelo com altas chances de morrer apenas pra não dialogar uma com as outras.
*Trilha sonora no Spotify