Resumindo
A Alegria aprendeu a lição de novo e a Ansiedade me deu ansiedade, fora isso muito divertido, mas o 1º é melhor.
*Tem 2 piadas pós-créditos
Expandindo
Já tinha interesse em uma continuação do primeiro, mas não sabia o que esperar, ficava animado? Com medo? Ansioso? Kkkk, tudo isso e mais um pouco, pq a Pixar conseguir criar uma propriedade intelectual única e que funciona muito bem, dito isso não esperava ver o filme tão cedo, mas devido ao destino consegui ver com literalmente my brother na estreia (num ângulo de aproximadamente 60°, mas tá valendo).
Na historia a Riley entra na puberdade e ela e seus “divertidamente” precisam lidar com novas emoções, situações e problemas que todo mundo já passou ou ainda vai passar pelo menos uma vez na vida.
Não me lembro muito da história do primeiro, mas eu curti muito a história dos dois núcleos (Riley e emoções) desse, onde claro, uma diretamente impacta a outra, mas eles conseguiram contar uma história muito humana pros dois, onde uma quer se provar para um novo grupo (nada mais adolescente que isso) e os outros precisam se unir para ajudar a Riley.
É simplesmente genial como eles decidiram retratar a puberdade nessa história, tudo bem que eles fizeram uma retcon, mas tá tranquilo e trazer as emoções: Ansiedade, Tédio, Vergonha, Inveja e Nostalgia foi incrível. O clássico problema da puberdade é que seu corpo está mudando física e mentalmente muito rápido, mas como traduzir isso numa animação que já tinha feito história? Fazendo história de novo!
O legal é que esse filme literalmente parece o retorno da clássica Pixar que consegue falar tanto com as crianças quanto com os adultos, as crianças aprendem alguma coisa ou outra de forma lúdica e divertida e os adultos que já passaram por isso faz tempo, precisam ajudar os seus filhos a passarem por isso agora, por isso choram.
Não tem jeito, a Ansiedade rouba os holofotes, as antigas emoções são legais e as novas têm muito potencial, mas gente a Ansiedade dublado pela Tatá Werneck é sensacional, desde os diálogos rápidos até os trejeitos e os energéticos. Uma coisa legal é que ela é a antagonista, mas não necessariamente a vilã, claro que a gente enxerga o sentimento de pensar em 1001 possibilidades de futuro como algo ruim que não nos deixa dormir, mas como o 1º filme tinha ensinado e esse aqui ensinou de novo, é importante sentir todas as emoções, sejam elas boas ou ruins.
Assim como o primeiro, esse filme consegue replicar a fórmula e ser extremamente divertido, pois além de trazer conceitos complexos como “emoções reprimidas” e “definição de eu” eles conseguem traduzir da melhor forma possível, então parabéns, vcs são fodas.
Sobre as duas piadas pós-créditos, a primeira é boa pq vemos a ansiedade de bigode e de cabelo comprido (brincadeira), é boa pq faz piada com a ideia do jovem de parecer descolado. Já a segunda demora muito só para revelar qual era o segredo obscuro e seria legal se não fosse uma piada fraquinha, mas tá ok.
O filme já é a maior bilheteria do ano atualmente, então sim a Disney está certíssima de apostar em franquias já estabelecidas, gosto disso? Ainda não decidi, mas está dando resultado, tanto de público quanto de crítica, então eles definitivamente vão continuar com essa estratégia.
No geral é um filme extremamente divertido do começo ao fim, que não só replica quase que igual (mas tudo bem) a fórmula do primeiro, mas ao mesmo tempo consegue trazer e abordar temas novos e complexos que só a clássica Pixar conseguia fazer.
Destaques Extras
⁃ “Será que cada emoção tem pequenas emoções dentro da cabeça?” Danael Fernandes
⁃ Não sei se foi a animação deslumbrante, o roteiro, ou o ângulo de 60° ,mas que vontade de chorar só de ver essas coisas em tela
⁃ Gostei como eles brincaram com diferentes estilos de animação (principalmente a 3D de videogame), porém eles podiam ter arriscado mais
⁃ Vale dizer que o filme vai ter uma janela de exclusividade maior no cinema, então vai demorar pra chegar no Disney+, ou seja vá no cinema
⁃ “Quando você é jovem tudo faz sentido porque você é burro.” Renan – Choque de Cultura
Nota: 7,5
Filme atualmente disponível nos cinemas
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!