Retrospectiva Filmes de 2024

Decidi fazer um blog falando sobre os melhores filmes de 2024

Critérios: Filmes lançados e assistidos em 2024 no mercado brasileiro.

Melhores Filmes

Top 10 filmes que lançaram em 2024.

10) Matador de Aluguel

Sinopse: Um ex-lutador do UFC (Jake Gyllenhaal) consegue um emprego como segurança em um estabelecimento na Flórida Keys, apenas para descobrir que este paraíso não é tudo o que parece.

Comentário: Uma porradaria extremamente divertida e despretensiosa com o Jake Gilenhal no auge.

Texto – Letterboxed

Nota: 8,0

9) Evidências do Amor

Sinopse: Após ser abandonado por Laura (Sandy, sem o Junior), Marco (Fábio Porchat), que sempre achou que era um noivo perfeito, começa a viajar no tempo sempre que ouve a música favorita deles, “Evidências”. Mais especificamente: Ele revisita os momentos em que ele aparentemente não foi tão perfeito assim.

Comentário: Uma comédia romântica bonitinha com ficção científica made in Brazil!

Texto – Evidências do Amor é uma Loucura de Bom

Nota: 8,0

8) Pobres Criaturas

Sinopse: A jovem Bella Baxter (Emma Stone) é revivida por um cientista pouco ortodoxo. Faminta pelo mundo que a rodeia e livre de preconceitos, Bella embarca numa aventura nada convencional e descobre cada vez mais sobre o mundo e sobre si mesmo.

Comentário: Uma excelente metáfora de amadurecimento e autodescoberta sexual, meio bizarro, mas muito legal.

Texto – Letterboxed

Nota: 8,0

7) Ainda Estou Aqui

Sinopse: Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, busca pela verdade sobre o destino de seu marido que se estenderia por décadas, e é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Comentário: VAI BRASIL! Melhor filme brasileiro em tempos, será que vai receber pelo menos uma indicação para o Oscar? Pq um Globo de Ouro já rendeu.

Texto – Brasil no Oscar?

Nota: 9,0

6) Guerra Civil

Sinopse: Em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra (Kirsten Dunst e Wagner Moura) viajam pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam um alvo.

Comentário: Um filme brutal que mostra um lado meio apolítico do jornalismo que não existe, mas tranquilo, continua muito bom.

Texto – Civil War sem Guerra Civil (Stephen)

Texto – Letterboxed

Nota: 9,0

5) A Substância

Sinopse: Uma celebridade em decadência (Demi Moore) decide usar uma substância que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma, mas as coisas saem do controle.

Comentário: PQP que filme! Fui ver essa maravilha de forma despretenciosa e me diverti muito mais do que eu poderia esperar.

Texto – Uma Carta de Ódio à Indústria da Beleza

Nota: 9,0

4) Longlegs – Vínculo Mortal

Sinopse: Uma agente do FBI (Maika Monroe) é designada para um caso envolvendo um assassino em série impiedoso (Nicolas Cage). Conforme desvenda pistas, ela se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a em uma corrida contra o tempo

Comentário: Adorei esse suspense investigativo sobrenatural!

Texto – Longlegs é o Filme de Terror da Década?

Nota: 9,0

3) Duna – Parte 2

Sinopse: Paul Atreides (Timothée Chalamet) se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen em uma guerra de vingança contra os conspiradores Harkonnen que destruíram sua família. Diante de uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, ele se esforça para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.

Comentário: Ver essa obra de arte no cinema foi maravilhoso em todos os sentidos.

Texto – Letterboxed

Nota: 9,0

2) Alien: Romulus

Sinopse: Enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.

Comentário: O diretor Fede Álvarez entregou um mix perfeito entre o suspense do primeiro e a ação do segundo filme da saga, parabéns, porém criticar grandes empresas e fazer alguém trabalhar mesmo depois de morrer foi meio paia.

Texto – De Volta às Origens

Nota: 9,0

1) Deadpool & Wolverine

Sinopse: Depois de enfrentar alguns obstáculos profissionais ao passar por uma crise de meia-idade, Wade Wilson (Ryan Wilson) decide se aposentar oficialmente como o mercenário Deadpool e se torna vendedor de carros usados. Mas, quando seus amigos, família e o mundo inteiro estão em perigo, ele decide tirar suas katanas da aposentadoria e recruta um Wolverine (Hugh Jackman) relutante e cauteloso não apenas para lutar por sua sobrevivência, mas, em última análise, por seu legado.

Comentário: Não tem jeito, continuo criticando cinema de herói, mas continuo adorando, pq quando eles acertam, eles acertam na mosca!

Texto – Deadpool 3 é a Salvação da Marvel?

Nota: 9,5

Melhor Cena

Cena Final de Deadpool & Wolverine

Motivo: Deadpool, Wolverine e Madonna? De fato é muito forte.

Piores do Ano

Filmes que não valeram a pena ou me decepcionaram muito.

3) Coringa: Folia a Deux

Sinopse: O comediante fracassado Arthur Fleck/ Coringa (Joaquin Phoenix) conhece o amor de sua vida, Harley Quinn/ Arlequina (Lady Gaga), enquanto está encarcerado no Asilo Arkham e enfrenta um julgamento. Os dois embarcam em uma desventura romântica e musical.

Comentário: Talvez o problema desse aqui tenha sido a expectativa monstruosa e o resultado fora da curva, porém obviamente esse filme vai receber um revisionismo de Twitter no futuro devido a sua metalinguagem e talvez o pessoal goste.

Texto – Decepção & Delírio

Nota: 4,0

2) Kraven: O Caçador

Sinopse: Kraven (Aaron Taylor-Johnson) é um caçador obsessivo que começou sua carreira como um caçador típico, mas depois de um incidente desenvolveu habilidades sobre-humanas e por causa do seu pai começou a caçar os caçadores em busca de vingança.

Comentário: Não esperava muito desse aqui, mas ele até tem algumas qualidades aleatórias em meio a uma galhofada chamada roteiro.

Texto em breve…

Nota: 3,0

1) Madame Teia

Sinopse: Forçada a confrontar seu passado, Cassandra Webb (Dakota Johnson), uma paramédica em Manhattan que pode ter habilidades de clarividência, cria uma relação com três jovens destinadas a futuros poderosos, se elas conseguirem sobreviver ao presente ameaçador.

Comentário: Fui ver isso aqui sabendo que ia ser ruim, mas esperava ao menos me divertir, o resultado? Sai me sentindo ofendido (real esse é o pior filme que eu vi em anos).

Texto – Letterboxed

Nota: 1,0

Pior (Melhor) Cena

Uma cena muito ruim de 2024.

As Garotas Dançando na mesa em Madame Teia

Motivo: O filme inteiro poderia estar aqui, mas tentei destacar alguma cena.

Menções Honrosas

Filmes de outros anos que eu demorei muito (ou pouco) para ver/ rever, mas valeram a pena.

5) Her (2013)

Sinopse: Num futuro próximo, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem complexo e sentimental que ganha a vida escrevendo cartas pessoais para outros, conhece “Samantha,” uma IA com voz feminina cheia de vida que é perspicaz, sensível e surpreendentemente divertida e acaba por desenvolver um relacionamento com ela.

Comentário: Chega até a ser engraçada (e preocupante) o quanto um filme de 2013 que fala sobre tecnologia e interação humana é tão atual.

Texto – Her é À Frente do seu Tempo

Nota: 8,0

4) Godzilla: Minus One (2023)

Sinopse: Devastado pela Segunda Guerra Mundial, o Japão enfrenta uma força monstruosa que ameaça uma destruição ainda maior. Se o país estava na estaca zero, atinge agora um nível negativo nunca antes visto. Será que as pessoas conseguirão lutar e sobreviver?

Comentário: Um novo épico que desperta o terror sobre monstro gigante que só o Japão conseguiria fazer.

Texto – Godzilla Minus One é Devastador

Nota: 8,0

3) Constantine (2005)

Sinopse: Nascido com um dom indesejado, a capacidade de reconhecer claramente os anjos e demónios que andam pela terra disfarçados de humanos, John Constantine (Keanu Reeves) vira um patrulheiro da fronteira terrena entre céu e inferno, esperando em vão ganhar um meio de salvação ao enviar para as profundezas os soldados demoníacos.

Comentário: Já tinha visto esse filme antes, mas depois de rever e pesquisar mais sobre, só vejo qualidades em todos os pontos, menos na atuação do Keanu Reeves.

Texto – Ótimo Filme, Adaptação Ruim?

Nota: 9,0

2) Círculo de Fogo (2013)

Sinopse: Criaturas monstruosas conhecidas como Kaiju começam a emergir do mar. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers. Cada um é controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô.

Comentário: Também já tinha visto ao filme, mas preciso pedir desculpas, pq pra mim isso aqui é puro cinema.

Texto – Círculo de Fogo me Apresentou aos Robôs Gigantes

Nota: 10

1) Hamilton (2020)

Sinopse: “Hamilton” conta a história de um dos pais fundadores da América, Alexander Hamilton, só que com uma banda sonora que mistura hip-hop, jazz e rap combinando os melhores elementos do teatro ao vivo.

Comentário: Não tenho palavras o suficiente para descrever o que foi essa experiência de ritmo, poesia, rap e história americana, mas acredite, foi incrível.

Texto – Hamilton: O “One Shot” Certeiro de Lin-Manuel Miranda

Nota: 10

Menções Horrorosas

Filmes de outros anos que eu demorei muito (ou pouco) para ver e não curti muito não.

3) O Amor Está no Ar (2023)

Sinopse: Uma piloto independente que luta para manter o negócio de família à toa apaixona-se pelo homem enviado por uma empresa que quer impedir a sua operação de levantar voo.

Comentário: Não sei se eu não tava no clima ou só não me entreguei ao otimismo do filme de “o amor vence tudo”, mas achei fraquinho…

Texto – Letterboxed

Nota: 5,0

2) Alien: Covenant (2017)

Sinopse: A tripulação da nave Covenant, com destino de colonizar um planeta remoto do outro lado da galáxia, descobre o que acredita ser um paraíso desconhecido, mas é na realidade um estranho e perigoso mundo que guarda uma ameaça além da imaginação.

Comentário: Assim, esse filme só não é o pior da franquia pq existe Alien 3 (1992), mas ele ainda é muito fraco e o segundo de uma trilogia que nunca vai se finalizar.

Texto – Um Alien Meio Forçado?

Nota: 5,0

1) Midsommar (2019)

Sinopse: Um jovem casal viaja até à Suécia para visitar a cidade natal de um amigo e participar das festividades tradicionais do meio do verão. Mas o que começa como um retiro rapidamente passa a ser uma competição violenta e bizarra nas mãos de um culto pagão.

Comentário: Caraca, essa experiência foi bizarra demais, mas quando vc olha pela perspectiva da protagonista superando o luto fica mais interessante, ainda assim: ???

Texto – Midsommar é Legalzinho…

Nota: 5,0

Finalização

Foi um ano cheio de surpresas inesperadas (e brasileiras!) e apesar de algumas bombas já anunciadas, a maioria dos filmes foi bom ou divertido. Pena que não teve nenhuma animação no meu top 10 (mas foi pq eu não vi).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *