Resumindo:
Shin Godzilla (2016) pq choras??
*Tem 1 cena pós-créditos
Expandindo:
Agarrei a oportunidade de ver esse filme com o incrível Piologo e a lenda Felipolas e valeu muito a pena ver no cinema, já digo que obviamente não é pra qualquer um, visto que é trágico do começo ao fim.
Vale ressaltar que foi um dos cinemas/ shoppings mais cursed que eu já vi (tudo bem que estava tarde e em obras, mas também tomei a pior coca de máquina da minha vida), porém acredito que contribuiu para a imersão do filme.
Muita gente deve saber, mas é legal falar mesmo assim, o título vem justamente do pós-guerra onde o Japão já estava no “zero” e um monstro gigante veio para jogar o país no “menos um”, literalmente deixando a tragédia ainda pior.
A Kaiju é o grande protagonista/ antagonista do filme, os EUA está tentando pintar a ideia de que ele é uma força da natureza enquanto passa pano pra sua origem real, as consequências das bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagasaki. Aqui ele veio pra cutucar a ferida, mostrando que o governo Japonês exagerou na questão de “honra” cobrando muito e cuidando pouco, mas ao mesmo tempo mostrar que a população japonesa luta diariamente para superar essa tragédia radioativa. Esse provavelmente é a versão mais aterrorizando da criatura, com uns trejeitos humanoide bizarros e assustadores.
Esse filme é uma obra de arte do começo ao fim que usa uma trilha sonora magistral para te deixar tenso e usa a proporção do “Gojira” em meio a bombas, tiros e explosões para te dar pesadelos de como a humanidade não conseguiria lidar com ele.
É incrível ver o que a produção desse filme fez milagre com 15 milhões de dólares, isso não dá nem 10% do custo de alguns blockbusters norte americanos, claro que dá pra notar que o monstrão não é real, mas mesmo assim funciona muito bem. Acredito que essa é uma das melhores versões do sopro atômico do bichano.
É muito louco usar um kamikaze que falhou na sua missão como protagonista, além dele ser considerado desonrado por ter desistido, ele mesmo se sente culpado o tempo todo por não ter tido a coragem, mas depois que ele consegue uma família em meio a dor, os traumas dele ainda o impedem de ficar em paz, mas eventualmente (eu duraria que nuns 47 do segundo tempo) dá tudo certo.
Será que teremos o Godzilla Minus Two? O epílogo indica que sim, com uma mutação no mínimo curiosa da população e com a regeneração do Godzilla, mas quais seriam os temas abordados? As doenças da radiação ?
Frases soltas durante a assistida
“Esse é o pior plano que eu já vi.” – Piologo
“Cinema!” – Felipolas
”Tá vendo? É assim que se usa câmera lenta” – Patrick
Destaques Extras
– Foi a primeira vez que eu torci contra o Godzilla
– Eles foram indicados e ganharam Oscar de Melhores Efeitos Especiais (merecidíssimo)
– Texto originalmente publicado em: Letterboxed
Nota: 8,0
Filme atualmente disponível na Netflix
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler