Resumindo
O poder da nostalgia + inovação dos dias de hoje = Marvel vai ter que se esforçar muito pq agora a régua tá lá no alto
*Tem 1 cena pós-créditos no último ep
Expandindo
Primeiramente, preciso estabelecer que eu não assisti a série original X-Men (1992-1996), já tinha ouvido falar, mas o fato da série ser mais infantil e mais lerda me desinteressou, justamente o oposto dessa proposta.
A história é uma continuação direta da série clássica, onde o professor Xavier foi para outro planeta se curar (e foi declarado morto na Terra) e os X-Mens precisam seguir adiante sem ele.
Todas as questões que essa série escolhe abordar ela consegue de maneira primorosa, as pautas do X-Men sempre foram inclusão, política e preconceito, mas o jeito que isso foi explorado aqui tá literalmente escrito no gibi.
O poder da nostalgia está se provando cada vez mais forte, mas claro quando bem feito como nesse caso, que revisita a obra original e atualiza não só a tecnologia, mas o roteiro que é essencial.
De verdade é cada desgraça que acontece com os X-Men que é impressionante eles conseguirem seguir em frente, é amigo/ família morrendo, preconceito toda a hora, vilão antigo reaparecendo, clone do mal, viagem no tempo, genocídio… isso sim é um grupo de heróis que não para.
Todo o tema que guia a série pode ser resumido em tolerância X extinção, pois os mutantees estão sempre pendendo para um lado ou para o outro, é muito triste, mas dá ótimas histórias.
Gostei muito da animação, o criador Beau DeMayo disse que um dos maiores desafios do projeto foi trazer uma boa animação que não perdesse a essência da antiga e parabéns, deu muito certo. Não sei qual foram as questões que levaram a demissão do DeMayo logo antes da estreia, mas vamos ver como isso vai impactar a 2a temp.
Gostei muito do estilo anos 90 adotado no marketing da série: VHS, revista, Álbum, coleção de cartas, game retrô, foi simples mas bem feito e espero que continue para as próximas temporadas.
Como só havia visto os filmes, só conhecia os personagens que foram mais explorados no cinema, então foi legal ver um Ciclope e uma Jean Grey bem desenvolvidos e nem preciso dizer o mesmo da Vampira, Magneto e do Gambit que meu amigo, o que foi aquilo?
Destaque para algumas participações especiais, achei que a gente só ia ver o Capitão América, mas teve Miranha, Vingadores, Demolidor, Peter Parker e Mary Jane, além claro de outros heróis e vilões, muito massa!
Mas e agora? Os X-Men estão literalmente espalhados pelo tempo espaço e precisam dar um jeito de voltar para o presente deles, eles vão se aliar ao jovem apocalipse, vulgo primeiro mutante? Vão lutar contra o apocalipse do presente? O Gambit vai voltar? (Espero que não, mas acredito que sim) e como o Logan vai recuperar o Adamantium? Muitas perguntas e poucas respostas.
No geral é uma série espetacular em todos os quesitos, história, animação, personagens, trilha sonora, tudo converge muito bem para ser incrível, acredito que minha única crítica é que o episódio 4 é tão impactante que abala a aventura filler da Jubileu e o drama parte 1 e parte 2 da Tempestade, fora isso, obra prima.
Nota: 9,5
Frases que Merecem Destaque
⁃ “A Mim meus X-Mens.”
⁃ “Magneto estava certo.”
⁃ “Eu vou pra guerra ou pro circo?
⁃ O que você esperava? Couro preto?”
Destaques Extras
⁃ Não sabia que a Vampira era caipira
⁃ Gambit de cropped.
– Acho que vi um Vigia…
Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler