Critérios: Séries lançadas e assistidas em 2023 no mercado brasileiro (finalizadas ou não).
Séries Novas
Top 8 séries que lançaram em 2024 (eu assisti várias essa ano, mas algumas vão para a lista de séries animadas e outras não valem a pena citar).
8) Monarch: Legacy of Monsters

Sinopse: A trama vai acompanhar diferentes núcleos em busca de respostas. Por um lado, há civis que querem entender o que a empresa Monarch faz, e do outro a empresa tenta entender os monstros gigantes. Essas investigações acontecem em meio a uma batalha pela sobrevivência, já que os kaijus estão prontos para tomar a Terra.
Comentário: Apesar dos enrolos e subtramas, eu estou curtindo acompanhar essa série muito bem feita dos monstros gigantes, é muito interessante ver como o universo funciona por outra perspectiva (mais interessante do que nos filmes, pelo menos).
Nota Atual: 7,5
8) The Continental

Sinopse: Tudo parece estar tranquilo no Hotel Continental, mas quem olha mais de perto percebe uma rotina repleta de segredos e serviços secretos. Isso porque o local serve de refúgio para inúmeros assassinos profissionais.
Comentário: Tive um interesse inicial, pois gosto muito do universo de John Wick e admito que me diverti com a história do Winston dominando/ se vingando do Hotel.
Nota: 7,5
6) One Piece: A Série

Sinopse: A história acompanha Monkey D. Luffy (Iñaki Godoy), um jovem aventureiro à procura de uma tripulação que o ajude a encontrar o One Piece e se tornar o Rei dos Piratas.
Comentário: Admito que não nenhuma botava fé no live action e já estava ficando com dó dos atores com o possível hate que eles iam sofrer, ainda bem que eu estava errado e que a Netflix conseguiu fazer uma ótima adaptação.
Nota: 8,0
5) A Queda da Casa Usher

Sinopse: Para proteger a fortuna e o futuro, um casal de irmãos constrói uma dinastia familiar que começa a ruir quando cada um dos herdeiros começa a morrer misteriosamente.
Comentário: Tinha um interesse por ser o último projeto do Mike Flanagan para a Netflix, mas caraca não esperava ver um épico no melhor estilo Succession macabro muito bem feito e com uma história tão tensa.
Nota: 8,5
4) Silo

Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico, tóxico e arruinado, em um silo subterrâneo, os últimos dez mil sobreviventes da Terra tentam se manter protegidos contra o caos mortal do mundo lá fora. Porém, ninguém sabe porquê o abrigo foi criado, e toda vez que alguém tenta desvendar sua origem, acaba sofrendo consequências fatais.
Comentário: Silo me chamou a atenção por ser um original Apple TV+ (que sabe muito bem produzir ficção-científica), de resto a história é cheia de mistérios e reviravoltas que se assistido semanalmente funciona muito bem.
Nota: 8,5
4) Star Wars: Ahsoka

Sinopse: Situada após a queda do Império, a ex-cavaleira Jedi Ahsoka Tano investiga uma ameaça emergente a uma galáxia tão tão distante.
Comentário: Gosto muito da personagem, apesar de ter visto pouco de Star Wars: A Guerra dos Clones (2008) e nada de Star Wars: Rebels (2014), curti demais a série como um todo e principalmente o Baylan Skoll (Ray Stevenson – R.I.P), diga-se de passagem o melhor personagem, mas sei que só por que eu gosto de Star Wars.
Nota: 8,5
2) Gen V

Sinopse: Ambientada em uma faculdade dos EUA voltada exclusivamente para jovens super-heróis. Administrada pela Vought International, a instituição acolhe adolescentes com poderes especiais e hormônios à flor da pele, testando diariamente seus limites físicos, sexuais e morais.
Comentário: Esperava que ia ser bom, mas não imaginava que ia ser TÃO bom! Curti demais ver outra perspectiva do mundo, além de preparar terreno para a 4a temp de The Boys. O final foi simplesmente o ápice do caos.
Nota: 9,0
1) The Last of Us

Sinopse: Após anos depois de um terrível surto criar “zumbis”, Joel (Pedro Pascal) recebe a missão de levar Ellie (Bella Ramsey) para o outro lado dos Estados Unidos, o que definitivamente não será uma tarefa simples.
Comentário: Já tinha altas expectativas, mas todas elas foram muito superadas, ressalto que gostei ainda mais das ideias novas do que as que seguiam quadro a quadro ao game original, mas tudo foi incrível do começo ao fim.
*Obrigado HBO
Nota: 10
Melhor Cena (Série Nova)

Batalha do Episódio 5 – The Last Of Us
Motivo: Isso aqui é o tipo de cinema que te arrepia do começo ao fim.
Melhor Abertura (Série Nova)

Motivo: Já gosto da trilha sonora de The Last Of Us, mas isso aqui + o storyboard é outro nível!
Continuações
Outras temporadas de séries que eu já gostava
3) The Mandalorian 3

Sinopse: Antes um solitário caçador de recompensas, Din Djarin (Pedro Pascal) se reuniu com Grogu e depois dos acontecimentos da 2a temporada e O Livro de Boba Fett (2021) ele precisa ir para Mandalore se redimir. Enquanto isso, a Nova República luta para afastar a galáxia de sua história sombria
Comentário: Apesar das críticas, eu curti muito a 3a temporada, reconheço que decaiu um pouco, mas mesmo assim pude aproveitar muito, uma pena que eles ignoraram o (horrível) Livro de Boba Fett (2021), não colocar nem um resuminho foi sacanagem, tipo “assista essa porcaria para entender”, não desejo isso pra ninguém.
Nota: 8,0
2) O Urso 2

Sinopse: Agora Carmen Berzatto (Jeremy Allen White) tenta transformar o seu restaurante herdado num restaurante chique, chamado The Bear.
Comentário: Gostei mais da 1a, mas ainda assim adorei o desenvolvimento dos personagens, fiquei maluco na ceia de natal e terminei destruído com o final… (quero mais)
Nota: 9,0
1) Loki 2

Sinopse: A TVA (Agência de Variação Temporal) existe para manter a ordem e evitar falhas na estrutura do tempo e espaço. Por conta das viagens de Loki (Tom Hiddleston) e seus encontros com variantes ele acabou abrindo o multiverso, o agente Mobius (Owen Wilson) oferece a ele uma chance de consertar a linha fixa temporal e, assim, evitar uma ameaça maior.
Comentário: Gostei muito dessa temporada, apesar de ter alguns momentos mais fraquinhos e outros complexos, os bons momentos são épicos demais e acredito que presenciamos o melhor desenvolvimento de personagem em toda a história do MCU
Nota: 9,0
Melhor Cena (Continuação)

Glorioso Propósito – Loki 2 (Spoilers)
Motivo: Melhor encerramento para um personagem já feito no MCU, só espero que não tragam ele de volta.
Piores/ Decepções do Ano
Séries novas ou continuações que eu achei ruins ou extremamente medianas
3) Caleidoscópio

Sinopse: A trama se desenvolve ao longo de 25 anos em uma antologia inovadora (que teoricamente pode ser vista em qualquer ordem) que acompanha um excepcional grupo de ladrões e sua tentativa de realizar um ousado roubo. Mas, para conseguir colocar as mãos no dinheiro, eles precisarão enganar uma forte equipe de segurança corporativa e a polícia.
Comentário: A ideia é interessante, mas a execução é fraquinha, assim tudo é bem feito, mas recomendo ver em ordem cronológica, caso queira uma historia divertidinha sobre roubo.
Nota: 6,0
2) A Roda do Tempo 2

Sinopse: Depois de terem “destruído” Dark One. Ameaças antigas e novas procuram os jovens amigos de Dois Rios, agora espalhados pelo mundo. A mulher que os encontrou e guiou, agora é impotente para ajudar, e por isso eles devem encontrar outras fontes de força. Um no outro, ou em si mesmo. Na Luz… ou na Escuridão.
Comentário: Apesar de toda a produção, que parece que melhorou ainda mais depois da 1a temp, a história acabou sendo mais fraquinha e chata.
Nota: 5,0
1) The Witcher 3 – Parte 1 e 2

Sinopse: O bruxo Geralt de Rívia (Henry Cavill) é um caçador de monstros que luta para encontrar seu lugar num mundo onde as pessoas são mais cruéis que as criaturas. Mas seu caminho se cruza com duas figuras que mudarão sua vida: a feiticeira Yennefer de Vengerberg (Anya Chalotra) e a princesa poderosa Cintran Ciri (Freya Allan).
Comentário: O que era para ser uma temporada e despedida emocionante do Henry Cavil acabou começando mais ou menos e terminou enterrando meu interesse pela obra como um todo, foi um desrespeito com a obra em si e com os fãs, uma pena mesmo.
Nota: 5,0
Melhor (Pior) Cena

Motivo: Definitivamente não esperava por isso, foi foda, mas o nojo supera o medo.
Menções Honrosas
Séries de outros anos que eu demorei muito para ver, mas valeram a pena.
5) Arquivo X

Sinopse: Os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são o oposto um do outro: ele acredita em atividades paranormais, e ela não. Juntos, eles investigam estranhos casos que os levam a conspirações alienígenas envolvendo o governo, e chegam até a colocar suas carreiras em risco.
Comentário: Vi mais alguns episódios (ainda não cheguei no 100°) e posso dizer que Arquivo X explora muitas ideias que vão literalmente do 8 ao 80, mas o saldo geral é muito positivo e divertido.
Nota Atual: 7,5
4) Better Call Saul

Sinopse: Seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White (Brian Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul). Conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman que é conhecido como Jimmy McGill, um advogado fracassado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira.
Comentário: Vi só metade da obra, mas estou gostando bastante e realmente ela começa bem, e vai crescendo com o decorrer dos episódios, acredito que essa série estará em uma posição ainda mais alta na lista de Menções Honrosas do próximo ano.
Nota Atual: 8,0
3) Super Pumped: A Batalha pela Uber

Sinopse: O crescimento da Uber foi alimentado por um foco obsessivo no produto, quebra de regras, crescimento a todo custo e burocracia mínima. No entanto, as mesmas características acabaram se tornando obstáculos na transição da Uber de uma startup para uma das empresas mais influentes do mundo.
Comentário: Gostei bastante dessa série, apesar dos bastidores da Uber serem literalmente deploráveis, funciona muito bem como uma biografia, pena que não é tão ficcional quanto gostaríamos.
Nota: 8,5
2) Silicon Valley

Sinopse: Está comédia tem como pano de fundo o Vale do Silício, região onde estão as grandes empresas de informática e eletrônica do mundo e pessoas com mentes brilhantes, mas ao mesmo tempo despreparadas para o sucesso.
Comentário: Espera que ia ser uma comédia divertidinha, mas é muito legal ver todo o caos do Vale do Silício de uma perspectiva de uma empresa/ startup em ascensão, pena que dá tudo errado na maioria das vezes.
Nota: 8,5
1) O Urso 1

Sinopse: Carmen Berzatto, um jovem chef promissor herda um restaurante “falido” e tenta transformar o lugar em um grande negócio.
Comentário: Sem muitos comentários, apenas: Comecei e terminei a 1a temp em uma noite, recomendo
Nota: 10
Melhor Cena (Menção Honrosa)

Plano Sequência da Cozinha – O Urso
Motivo: Quando você gosta dos personagens e esta ligado no contexto, esse plano sequência te deixa maluco!!
*Esse vídeo é só uma parte, se não me engano a cena dura uns 7min.
Melhor Abertura (Menção Honrosa)

Motivo: É muito legal acompanhar a evolução do Vale do Silício ao longa das temporadas com um ritmo pop e como as openings são quase iguais, decidi colocar a evolução de todas.
Finalização
Pude aproveitar a maioria das séries que eu assisti essa ano, e as que ficaram nos top 3 foram realmente incríveis mas ainda acredito que o lançamento semanal favorece a minha rotina e o consumo das obras como um todo.