Critérios: Filmes lançados e assistidos em 2023 no mercado brasileiro.
Melhores Filmes
Top 10 filmes que lançaram em 2023 na minha opinião.
10) Taylor Swift: The Eras Tour

Sinopse:
A experiência cinematográfica do show de Taylor Swift, revisitando toda sua discografia, incluindo seu último lançamento, Midnights (2022), e marcando o fenômeno cultural da cantora nas telonas.
Comentário:
Desculpa gente, preciso citar que o filme concerto da Taylor Swift realmente me divertiu, fui ver o filme com o equilíbrio perfeito: Fãs malucas e pouco conhecimento sobre a cantora e algumas músicas que eu já tinha escutado.
Nota: 8,0
9) Evil Dead Rise

Sinopse: A trama segue duas irmãs distantes, cujo reencontro é interrompido quando demônios são libertados, colocando-as em uma batalha primitiva pela sobrevivência enquanto enfrentam a versão mais terrível de família que se pode imaginar.
Opinião: Só conhecia o Clássico Evil Dead (1981) e estava curioso pra ver como esse filme ia brincar com o universo dos demônios, mas não esperava ficar tão perturbado com um ralador de queijo.
Nota: 8,0
8) O Mundo Depois de Nós

Sinopse:
A trama segue uma família que resolve passar as férias em um casarão alugado. Contudo, quando todos os dispositivos eletrônicos começam a falhar e dois estranhos batem à porta, nada será como antes.
Comentário:
Uma ótima surpresa de 2023, que me capturou do começo ao fim, a história aborda temas extremamente atuais da nossa sociedade, mas no final demostra que a gente só quer ficar na nossa zona de conforto.
Nota: 8,0
7) Jogos Vorazes: A Cantiga do Pássaros e das Serpentes

Sinopse:
Situado anos antes dos filmes da saga principal, o prelúdio mostra a juventude do futuro tirano Presidente Snow (Tom Blyth), que se torna mentor de Lucy Gray Bird (Rachel Zegler) — quem se oferece como tributo do Distrito 12 na época para participar de uma edição dos Jogos Vorazes.
Comentário:
Imaginava que o filme seria legal, pois já sei como funciona o esquema de Battle Royale da franquia Jogos Vorazes, mas ver tudo isso pela perspectiva do Snow mais jovem e como ele chegou ao foi interessante demais, o filme se perde um pouco no 3° ato, mas tá valendo.
Nota: 8,0
6) Oppenheimer

Sinopse:
Acompanhe a história do físico americano Julius Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) e seu papel no Projeto Manhattan e no desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Comentário:
Christopher Nolan conseguiu mesclar com maestria a narrativa da vida do Oppenheimer com as questões técnicas pelas quais ele já é conhecido, mas mesmo esperando que seria um bom filme, não sabia que ia ser um excelente junção de tudo.
Nota: 8,0
5) Super Mario Bros. O Filme

Sinopse:
Após se encontrar no Reino dos Cogumelos e seu irmão Luigi ser raptado pelo Rei dos Koopas, Mario embarca em uma viagem para salvar todo o reino. Ele ainda estará acompanhado de Toad, Princesa Peach e Donkey Kong.
Comentário:
Que grata surpresa, quando anunciaram o elenco de voz original desse filme, parecia uma piada (tirando o Jack Black), mas depois do primeiro trailer eu já estava comprado pra esse filme, sabia que seria uma aventura divertidinha, mas mesmo não conhecendo muito sobre Super Mario eu acabei me divertindo bastante.
Nota: 8,5
4) John Wick 4: Baba Yaga

Sinopse:
Com o preço por sua cabeça cada vez maior, o lendário assassino de aluguel John Wick (Keanu Reeves) leva sua luta contra o High Table global enquanto procura os jogadores mais poderosos do submundo, de Nova York, Paris, Japão e Berlim.
Comentário:
Estava meio preocupado com a franquia, pois não curti o 3° filme, só que esse aqui foi insano no quesito de ação e direção, parece que os realizadores chegaram no ápice.
*Dramaticamente falando, Keanu Reeves não sabe atuar, mas na atuação corporal o cara é um monstro.
Nota: 8,5
3) Guardiões da Galáxia Vol. 3

Sinopse:
Nosso amado grupo de desajustados está estabelecido em Knowhere. Mas não demora muito até que suas vidas sejam reviradas pelo passado turbulento de Rocket Raccoon (Bradley Cooper) e Peter Quill (Chris Pratt) ainda está se recuperando da perda de Gamora (Zoe Saldana).
Comentário:
Queria saber como seria o fim dos Guardiões e como o retorno do James Gunn ia conduzir a história do Rocket, pois sabemos que o homem sabe mesclar muito bem a comédia e o drama, só que caramba, isso aqui foi outro nível.
Nota: 9,0
2) Barbie

Sinopse:
No mundo mágico das Barbies, “Barbieland”, uma das bonecas (Margot Robbie) começa a perceber que não se encaixa como as outras. Depois de ser expulsa com o seu namorado Ken (Ryan Gosling), ela parte para uma aventura no “mundo real”.
Comentário:
Esperava que esse filme ia ser legal, mas não que ele ia ser incrível, toda a critica social presente no filme foi muito bem feita e todo o resto só fez a história crescer ainda mais, transformando Barbie em um clássico instantâneo.
*Foi muito legal participar do fenômeno Barbenheimer.
*Esse foi o nascimento do novo MCU (Mattel Cinematic Universe)?
Nota: 9,0
1) Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Sinopse:
Miles Morales está de volta para o próximo capítulo da saga Aranhaverso; uma aventura épica que vai transportá-lo através do multiverso, para unir forças com Gwen Stacy e um novo time de Pessoas-Aranha para enfrentar um vilão mais poderoso do que qualquer coisa que já tenham encontrado.
Comentário:
Esperava muito desse filme e ele cumpriu sem duvidas nenhuma, o pessoal conseguiu revolucionar a indústria da animação de novo, o único problema desse filme é que ele não acaba, ele só para e vamos ter que esperar muito para a finalização dessa obra prima.
*Se não ganhar Oscar de melhor animação é golpe.
Nota: 9,8
Melhor Cena

Motivo: Quando eu vi essa cena no cinema pela primeira vez eu não sabia mais o que estava acontecendo na tela, nem na minha cabeça, só estava aproveitando o momento, mas quando você para e analisa a letra é simplesmente cinema.
Piores/ Decepções do Ano
Filmes que não valeram a pena ou me decepcionaram.
3) Creed III

Sinopse:
Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed (Michael B. Jordan) tem prosperado tanto em sua carreira como em sua vida familiar. Quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian (Jonathan Majors), ressurge após cumprir uma longa pena na prisão, ele está ansioso para provar que merece sua chance no ringue, mas seus métodos de luta não são nada ortodoxos.
Comentário:
Esse aqui é foi mais pela minha expectativa, gosto muito de Rocky e Creed, gostava do Jonathan Majors e queria muito saber como seria a direção do Michael B. Jordan inspirada em animes, mas tudo isso acabou sendo meio méh…
Nota: 6,0
2) Assassinos da Lua das Flores

Sinopse:
Na virada do século 20, o petróleo trouxe uma fortuna para a nação Osage, em Oklahoma. A riqueza desses nativos norte-americanos atraiu intrusos, que manipularam, extorquiram e roubaram, antes de recorrer ao assassinato sem consequências.
Comentário:
Calma, me deixa explicar, acredito que o filme tem uma produção impecável, as atuações são ótimas e a direção do Scorsese é excelente, porém o filme não é pra mim, foi a primeira vez que eu tomei energético para poder ver um filme por que eu sabia que não ia tankar, mas acredito que com o tempo eu acabe gostando mais do filme (se eu tiver coragem de reassistir daqui a uns bons anos).
Nota: 5,0
1) Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Sinopse:
Scott Lang (Paul Rudd) e sua família são puxados para dentro do Reino Quântico, onde eles percisarão enfrentar um novo e terrível vilão, sobreviver às ameaças presentes nesse micro verso e voltar para casa.
Comentário:
Já não esperava nada por esse filme, mesmo assim eu fiquei chocado negativamente falando, junto a diversos outros motivos, mas isso aqui foi uma ofensa.
Nota: 2,0
Pior (Melhor) Cena
Uma cena incrivelmente muito ruim de 2023.

It’s never too late to stop being a d*ck
Motivo: Isso aqui é simplesmente anti-cinema.
Menções Honrosas
Filmes de outros anos que eu demorei muito (ou pouco) para ver, mas valeram a pena.
5) Os Fabelmans (2022)

Sinopse:
O jovem Sammy Fabelman se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “The Greatest Show on Earth”. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária.
Comentário:
Só consegui assistir a esse filme em 2023 e não tem jeito, uma cinebiografia da história do Spielberg com a direção do próprio que conta de onde veio o amor dele pelo cinema, simplesmente incrível.
Nota: 8,0
4) O Menu (2022)

Sinopse:
Um casal viaja para comer no restaurante de um dos chefes mais exclusivos do mundo, mas o cardápio pode ser mais chocante ainda.
Comentário:
Tinha ouvido um borburinho sobre esse filme, mas não esperava que seria tão bom, além de gerar várias discussões ele te deixa tenso do primeiro até o último prato a ser servido.
Nota: 8,5
3) Gattaca: A Experiência Genética (1997)

Sinopse:
Vincent Freeman (Ethan Hawke) sempre sonhou em viajar para o espaço, mas não pode por ser considerado geneticamente inferior. Ele decide desafiar seu destino comprando os genes superiores, e assumindo outra identidade.
Comentário:
Tinha interesse por esse filme desde que ouvi falar, toda a questão de esforço X talento (ou nesse caso, genética) foi levado a outro patamar aqui, gostei muito da história, dos personagens e da imaginação de como uma sociedade com esse conceito funcionaria.
Nota: 8,5
2) Jogos Mortais (2004)

Sinopse:
Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações extremas em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.
Comentário:
Demorei muito para ver por que eu já tinha visto algumas cenas soltas e de outros filmes da franquia quando era mais novo e fiquei meio traumatizado, mas esse primeiro filme realmente é muito bom, James Wan conseguiu contar uma história maluca, mas muito boa.
Nota: 8,5
1) Hereditário (2018)

Sinopse:
Após a morte da avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
Comentário:
Já tinha ouvido falar muito bem sobre esse filme, mas não esperava que era tudo isso, de verdade, fazia tempo que um filme de terror não me deixava em choque come esse.
Nota: 9,5
Menções Desonrosas
Filmes de outros anos que eu demorei muito para ver e não curti muito não.
3) Crush Altura (2019)

Sinopse:
Jodi é uma garota alta, mas não gosta nada disso, a menina sofre por ser diferente e tem dificuldade para encontrar um namorado maior do que ela. Mas tudo muda quando um estudante de intercâmbio muito alto chega em sua turma.
Comentário:
Esse aqui merece menos 4 só pela premissa de “sofro bullying por ser muito alta” o resto ele vai perdendo por continuar, eu sei que cada pessoa tem um problema especifico e talz, mas nesse caso é complicado defender, fora que é um filminho adolescente.
*Admito que o plot device da caixa foi simplesmente incrível.
Nota: 4,0
2) Suspiria (2018)

Sinopse:
Susie Bannion, uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. No mesmo dia de sua chegada, a também dançarina Patricia desaparece misteriosamente.
Comentário:
Não sabia nada sobre Suspiria, mas é um filme esteticamente muito bom, só que não consegui aproveitar essa história bizarra.
*Destaque para a atuação tripla da Tilda Swinton que você só descobre se pesquisar.
Nota: 4,0
1) Buffy: A Caça Vampiros (1992)

Sinopse:
Tudo muda para Buffy Summers depois que ela encontra Merrick, um homem que diz para ela tem um legado, lutar contra vampiros.
Comentário:
Acredito que estou pegando pesado com esse filme, mas sei lá, não estava com cabeça e nem com a vibe de comédia bobinha, então acabei mais me irritando do que me divertindo.
Nota: 3,0
Finalização
Apesar de algumas decepções/ fracassos no cinema de 2023, acredito que o saldo foi muito mais positivo do que negativo, considerando o fenômeno Barbenheimer, além claro de mostrar o começo de uma retomada pós-pandemia para a indústria como um todo.
Isso é tudo por enquanto pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!