Retrospectiva – Animes de 2023

Um blog fazendo uma retrospectiva dos animes de 2023.

Critérios: Animes lançados e assistidos por mim em 2023.

Novos

Top 8 animes que lançaram em 2023 e surpreenderam ou me divertiram, seja por causa da história, narrativa, argumento ou tudo junto como o conjunto da obra (não vi o suficiente para ser um top 10).

8) NieR: Automata Ver1.1a

Sinopse:

A história se passa em um futuro onde a humanidade foi obrigada a abandonar a Terra por conta da invasão de máquinas vinda de outro mundo. Como forma de defesa, androides especializados em combates foram criados para tentar retomar o planeta.

Comentário:

Não conheço nada do universo de NieR, mas gostei de toda a trama filosófica do robôs querendo ser humanos ao mesmo tempo em que temos um guerra já perdida.

Nota: 7,5

7) Mashle

Sinopse:

A história segue Mash Burnedead, um jovem que vive na floresta com seu pai adotivo e que passa os dias treinando para ganhar músculos. Para continuar vivendo em paz ele se matricula na escola de magia Easton Academy, mesmo não tendo poderes mágicos. 

Comentário:

Admito que me diverti muito mais do que eu deveria com esse anime, a piada de Harry Potter + One Punch Man funcionou muito pra mim.

Nota: 8,0

6) Pluto

Sinopse:

Após a notícia de que um dos 7 maiores robôs da humanidade foi assassinado, o detetive Gesicht precisa encontrar o culpado enquanto tenta lidar com suas memórias dos tempos de guerra e a moralidade de um mundo cheio de ódio, onde o equilíbrio entre humanos e máquinas está prestes a se quebrar.

Comentário:

IA e robôs ainda vão impactar muito a nossa sociedade, esse anime provavelmente vai se tornar ainda mais relevante com o passar dos tempos, mas por enquanto já é um clássico instantâneo.

Nota: 8,0

5) Oshi no Ko

Sinopse:

Um médico super fã da Idol Ai Hoshiro acaba sendo encarregado de fazer o parto dela, mas acaba sendo assassinado por um Stalker e reencarna como filho dela.

Comentário:

A reviravolta do primeiro filme, digo primeiro episódio de fato impressiona bastante e ver os podres do showbiz, por mais que eles sejam explorados de maneira rasa é muito interessante.

Nota: 8,0

4) Zom 100: Bucket List of the Dead

Sinopse: Akira um jovem desiludido com o sem emprego, se vê no meio de um apocalipse zumbi e decide realmente se divertir, completando uma lista de 100 coisas pra fazer antes de morrer.

Comentário:

Premissa boa (mostrando o que uma rotina de trabalho horrível trás para sua vida: ansiedade & depressão 2 – O Inimigo Agora é Outro) e animação excelente, pena que a produção sofreu bastante atrase, mas os animadores precisam ver seus familiares criaram uma história única e muito divertida.

Nota Atual: 8,5

3) Hell´s Paradise (Jigokuraku)

Sinopse:

A história acompanha Gabimaru, um ninja extremamente forte que foi desertado de sua vila. Por mais que diga não ter motivos para estar vivo, mas sobreviveu a várias tentativas de execução, por conta disso, um de seus carrascos o designa para uma última missão: encontrar o elixir da imortalidade para o imperador.

Comentário:

Essa obra de ação cheia de mistérios e algumas respostas nós fazem se preocupar com os personagens, mesmo sabendo que até o final da história pelo menos 90% deles vão de base.

Nota: 8,5

2) Frieren: Beyond Journey’s End (Sousou no Frieren)

Sinopse:

Frieren é uma elfa que fez parte do grupo de heróis que derrotou o Rei Demônio. Após o final de anos de batalha, o grupo se reencontra, mas, o tempo passa de forma diferentes para os elfos, e pouco a pouco Frieren viu seus companheiros morrem de velhice.

Em um último encontro com Heiter, o sacerdote do grupo, Frieren recebe a missão de se tornar a mestre de sua discípula, a ajudando em sua jornada para coletar vários livros mágicos. Juntos, as duas viajam pelo mundo, visitando os lugares onde o grupo de heróis teve grandes confrontos, muitas vezes, fazendo com que Frieren tenha que lidar com seus sentimentos que não sabia explicar.

Comentário:

Frieren foi um caso muito especial, animação e roteiro de qualidade com uma pitada de questões filosóficas sobre vida e morte, usando como analogia a passagem de tempo para uma elfa, que é basicamente insignificante, mas qual o efeito disso para os humanos a sua volta?

Nota Atual: 8,5

1) Heavenly Delusion (Tengoku Daimakyo)

Sinopse:

Num mundo pós-apocalíptico cheio de perigos humanos e monstruosos acompanhamos a perspectiva de dois amigos viajando em busca do paraíso e de um grupo de alunos numa escola no mínimo peculiar.

Comentário:

Esse anime incrível começa no auge, se mantém muito bem com vários plot twits, mas o final decaí muito por uma questão que não precisa nem se quer ser citada (Aviso de gatilho para: Gore e Abuso).

Nota: 9,0

*Como Scott Pilgrim: Takes Off não está no My Anime List, vou aproveitar para colocar na lista de melhores animações de 2023.

Continuações

Top 5 continuações que eu acompanhei nesse ano.

5) Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation 2

Sinopse:

A história acompanha um homem que, após morrer, reencarna no corpo de um bebê, em um mundo de fantasia. Percebendo a nova oportunidade que lhe foi dada, ele decide aproveitar a nova chance para viver uma vida melhor. Nessa temporada Rudeus vai para a universidade curar a sua impotência (literalmente isso).

Comentário:

Apesar dos pesares, querendo ou não Mushoku se destaca positiva ou negativamente, mas na minha balança ele acaba se estabelecendo como um dos grandes animes da atualidade.

Nota: 7,0

4) Attack on Tital: Final Chapters

Sinopse:

A história acompanha um mundo onde criaturas humanoides gigantes, conhecidas como Titãs, começaram a surgir e devorar a humanidade. Como forma de produção, os seres humanos criaram 3 muralhas para se protegerem do perigo, entretanto, tudo isso mudo quando o súbito ataque de um Titan anormal coloca uma das muralhas abaixo, transformando completamente a vida das pessoas daquele lugar. Muitos anos depois temos uma virada de perspectiva onde o protagonista acaba virando o antagonista.

Comentário:

Demorou bastante, mas finalmente chegamos no final oficial real (é sério – agora foi – não é brincadeira – cabo) docx. Apesar de não ser o final que a gente queria ou precisávamos, mas ainda assim foi muito épico.

Nota Atual: 8,0

3) Demon Slayer 4: Kimetsu no Yaiba Swordsmith Village Arc

Sinopse:

Tanjirou Kamado, um garoto que entra numa organização de caçadores de demônios após perder sua família e ter sua irmã transformada em uma dessas criaturas, agora ele e seu grupo seguem vivendo aventuras perigosas para derrotar o primeiro demônio e curar sua irmã. Nessa temporada Tanjiro e sua irmã visitam a Vila dos Ferreiros e conhecem os Pilares do Amor e da Névoa.

Comentário:

Esse arco deu uma decaída, mas ainda sim foi muito legal ver os hashiras da Névoa e do Amor que se destacaram demais, tanto pela animação em si, quanto pela história pessoal deles, no geral acredito que o que peca são os vilões desse arco.

Nota: 8,5

2) Spy X Family 2

Sinopse:

Em uma espécie de Guerra Fria, o superespião Loid recebe a missão de criar uma família falsa e ele até consegue, só que sem saber ele forma uma família falsa com a Yor, mãe (e assassina) e a Anya, filha (uma paranormal capaz de ler mentes), agora ambos vivem sob o mesmo teto e tentam esconder seus segredos da melhor forma possível. Nessa temporada temos o arco do cruzeiro, onde Yor precisa proteger alguém e Loid e Anya precisam aproveitar a viagem.

Comentário:

Não dá, essa história continua muito boa! Mesmo com um comecinho mais fraco eu me diverti demais e todo o arco do cruzeiro foi fenomenal do começo ao fim (não terminei a temporada, mas já li o manga).

Nota Atual: 10

1) Jujutsu Kaisen 2

Sinopse:

Yuuji, um garoto comum, acaba se juntando ao clube de ocultismo de sua escola e em um determinado dia, um espírito do mal chamado Sukuna surge e acaba dividindo o corpo com ele, abrindo as portas para um mundo totalmente novo desconhecido. Nessa temporada vemos um pouco sobre o passado do Gojo sensei e o tão aclamado arco de Shibuya.

Comentário:

Mesmo adorando Spy X Family eu tenho que admitir que Jujutsu 2 foi outro nível em TODOS os sentidos, animação (coitado dos animadores), trilha sonora, história e tudo mais que dê pra imaginar, ainda não superei a morte de uns personagens (socorro).

Nota: 10

*Deixando claro que ficaria chato citar One Piece aqui todo o ano, mas minha destaque para as lutas finais e o GEAR 5 do Luffy (nota atual: 9,0).

Best Girl

Akane Kurokawa

Anime: Oshi no Ko

Motivo: A história da Akane bate de um jeito muito forte pra mim, felizmente dá tudo certo (apesar de ser meio rápido, mas ok). Além disso a personagem manda muito bem depois que ela fica melhor.

Best Boy

Muichiro Tokito

Anime: Kimestu no Yaiba

Motivo: Não tem jeito, apesar do Tokito ser chato no começo ele melhora muito quando sabemos do passado dele, além é claro, ele é muito apelão!

Melhor Shipp

Alkira & Shizuka

Anime: Zom: 100

Motivo: Os 2 são literalmente opostos (um quer fazer de tudo antes de morrer e a outra quer fazer de tudo para sobreviver), mas eles se complementam muito bem.

Opening Favorita

SPECIALZ

Anime: Jujustu Kaisen 2

Motivo: Simplesmente cinema.

Ending Favorita

More Than Words

Anime: Jujutsu Kainse 2

Motivo: Cada episódio que acabava com uma pedrada no meu psicológico essa ending só servia para finalizar de vez comigo.

Melhor Cena

Itadori Vs. Choso

Anime: Jujutsu Kaisen 2

Motivo: Acredito que de longe essa é uma das melhores cenas de luta nos animes que eu já vi, isso que tem outras muito incríveis ainda nessa temporada!

Menções Honrosas

Animes de outros anos que eu vi nesse.

3) Jojo´s Bizarre Adventure (2012)

Sinopse:

Na história, acompanhamos várias gerações dos Joestars lutando contra diversos perigos antigos, como vampiros, claro que tudo isso da forma mais bizarra possível.

Comentário:

Ainda preciso explorar muito o mundo bizarro de Jojo, mas o pouco que eu vi eu curti, apesar dos absurdos.

Nota Atual: 7,5

2) Bocchi the Rock (2022)

Sinopse:

Bocchi é uma garota totalmente introvertida que se esforça muito para aprender a tocar guitarra e ter uma banda de sucesso.

Comentário:

Terminei de ver esse anime logo no começo de 2023, mas realmente vale muito a pena, não só por como a Bocchi interage com o mundo, mas pelas formas criativas que isso é expressado através dela.

Nota: 7,5

1) Perfect Blue (1997)

Sinopse:

Mima Kirigoe é uma cantora pop, mas que decide se tornar uma atriz, tendo como primeiro projeto uma série de crime dramática. Muitos de seus fãs ficam chateados com sua decisão e uns deles, obcecado por Mima, começa a perseguí-la e perturba-la psicologicamente.

Comentário:

Que que é aquela loucura ruim de Cisne Negro (2010) perto dessa obra prima de terror psicológico??

Nota: 8,0

Finalização

Apesar de ver menos animes esse ano, eu pode aproveitar mais a qualidade da maioria das obras, talvez eu tenha perdido algumas perolas escondidas, mas ainda sim me diverti muito.

Isso é tudo por enquanto pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *