28 Dias é Top

Uma review de Extermínio (2004)

Resumindo  

Um ótimo filme de zumbi moderno (e britânico), mas o cara precisava gravar com uma batata?

Expandindo (Com Spoilers)

Já tinha ouvido falar muito bem desse filme e me lembro de tentar ver outras vezes, porém como o filme não estava/ não está disponível em nenhum streaming, eu acabava desistindo, mas depois do trailer de Extermínio: Evolução (2025) eu fiquei tão determinado a ver que iria atrás até da mídia física. P.S.: Assisti com Me, Myself and I. 

Na história Jim (Cillian Murphy) acorda num hospital após um acidente, só que ele não sabe que o mundo (ou pelo menos a Europa) tinham caído devido a uma infecção do vírus da raiva que transformou as pessoas em zumbis violentíssimos. 

De fato toda a filmagem do Murphy caminhando por uma Londres deserta é um clássico contemporâneo, mas pô Danny Boyle precisa ter gravado isso com uma batata??? O filme é incrível. Mas nem se vc encontrar uma versão remasterizada em 16K a qualidade vai estar boa pq o cara inventou de gravar com uma câmera digital de 2 megapixel, ou seja a base do bagulho está numa qualidade baixíssima. O que faz sentido pq é um filme muito independente, mas o pessoal ir atrás dele mostra o quão bom ele é (ainda assim a pirataria acaba se sobressaindo…).  

O roteiro disso aqui também é um ponto fora da curva, ele tem todo uma crítica implícita sobre raiva e estresse que pode te levar a loucura, mas a narrativa roadmovie e alguns diálogos específicos batem forte, de fato o Alex Garlard sabia o que estava fazendo.  

Gostei que a infecção é causada pela raiva e só pq um grupo de ativistas fez merda (se bem que os cientistas fizeram primeiro, mas tudo bem) essa repaginada no subgênero zumbi funcionou muito bem, modernizando o conceito de zumbis e influenciando inúmeras histórias até os dias de hoje. E caraca que loucura que é a infeção insanamente rápida, apenas pelo contato com o sangue infectado. 

Vale citar a “zona cinzenta” de distribuição desse filme que torna tão difícil achar ele, como ele foi um filme mais independente os direitos desse em específico não estão com uma empresa, mas a franquia foi comprada pela Sony depois, então a sequência está mais fácil de se achar, assim como o vindouro 3º filme.

Gosto muito da evolução inversamente proporcional do Jim e da Selena (Naomie Harris), um começa todo preocupado e empático se tornando um monstro para derrotar outros monstros, já a Selena começa fria a ponto de matar o amigo como se não fosse nada e termina não conseguindo matar ele (ainda bem né? Kkkk), mas ambos terminam com uma espécie de família. 

Por falar em família, a formação que os sobreviventes fazem no meio do filme é muito bonita, um laço onde eles acabam confiando um no outro para sobreviver pq é melhor sobreviver juntos do que sozinho, mas isso só bate mais forte quando o Frank (Brendan Gleeson) é infectado 🙁

O grupo militar realmente expõe a escória da sociedade e a que ponto a humanidade pode chegar depois que se perde a ordem e a “esperança”, mas ainda bem que nada aconteceu e que o Jim pirado na batatinha consegui impedir o pior. 

No geral é um ótimo filme do começo ao fim, com cenas tensas e uns cortes extremamente rápidos que de fato mudou o jeito que a gente vê os zumbis (provavelmente não foi o primeiro, mas foi o mais marcante) e mal posso esperar para ver que aconteceu com o mundo 28 Anos Depois nesse inferno que virou a terra. 

Frases que Merecem Destaque

  • “Olá?”
  • “Com amor infinito, nós deixamos você dormindo. Agora estamos dormindo com você. Não acorde. X”
  • “Você estava pensando que nunca mais ouviria uma música original. Nunca mais leria um livro que não tivesse sido escrito… ou veria um filme que não tivesse sido filmado”
  • “Isso foi mais longo do que um batimento cardíaco.”

Comentários Extras & Curiosidades 

  • A música da cena final é muito braba!!
  • O filme começa com Hello e termina com Hell(o) 
  • A gente acaba se bugando na tradução pq 28 Days Latter virou Extermínio kkkk, mas eles perderam a brincadeira e a ligação com o segundo filme 
  • A cena do piquenique foi gravado no dia 11/09/2001, e sim os atores estavam cientes da citucação…
  • De fato a sequência é legal, porém nem se compara 
  • Pelo menos o diretor desse filme gravou o começo do Extermínio 2

Nota: 8,0 

Filme atualmente indisponível 

Isso é tudo pe-pe-pessoal, obrigado por ler e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *